Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28986
Compartilhe esta página
Título: | Exclusão/inclusão no planejamento do estágio supervisionado de graduandos em Educação Física do CAV UFPE |
Autor(es): | ALMEIDA, Alan Caíque da Silva |
Palavras-chave: | Educação Física; Ensino Superior; Exclusão Educacional; Inclusão Educacional; Prática Docente |
Data do documento: | 17-Dez-2018 |
Citação: | ALMEIDA, A. C. S. |
Abstract: | Tendo em vista a diversidade do alunado e necessidade inclusivista da realidade, este trabalho objetiva descrever formas de exclusão/inclusão no planejamento docente de estagiários em Educação Física da Universidade federal de Pernambuco, centro acadêmico de vitória. Sabese que a Educação Física é disciplina integrante do currículo e portanto deve se incumbir junto à comunidade escolar na garantia do acesso e permanência de experiências importantes para o desenvolvimento integral dos alunos, em especial quanto à cultura corporal do movimento. De acordo com a literatura, a inclusão fica apenas na teoria pela dificuldade no preparo do docente, falta de suporte governamental, estruturação material e espaços de diálogo frente à tarefa educativa. Considerando os debates e a existência de políticas públicas que versam sobre o processo de inclusão escolar, esta pesquisa trata-se de um estudo documental, de caráter qualitativo, que se concentra em obter dados através de relatórios de estágio que sinalizem processos de inclusão e exclusão do alunado nas aulas de educação física. Os resultados encontrados indicam que os eixos temáticos das aulas são selecionados previamente pelos professores, provocando vivências distintas entre meninos e meninas. Pessoas com deficiência não detiveram nos planos garantia de participação e os conteúdos esportivos em sua maioria estavam voltados aos meninos. Como estratégias potentes para a inclusão têm-se: grupos rodiziados e autonomia para os alunos. O caráter opcional das aulas e a separação por gênero também foram encontrados nos achados, contraditoriamente à prática docente pautada na inclusão e nos princípios de dignificação e diversidade do alunado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28986 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA, Alan Caíque da Silva.pdf | 845,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons